O Projeto

Foto Adolfo Duarte

O Grajaú é o mais populoso dos 96 distritos paulistanos e o que apresenta as menores taxas de desenvolvimento, conforme os índices sociais do município medidos segundo quatro dimensões: autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e eqüidade*.É, portanto, uma região habitada por pessoas – maioria crianças e jovens – que enfrentam, diariamente, imensas dificuldades, de diferentes naturezas. É lá que se encontra a Represa Billings, uma das maiores do mundo em área urbana. É lá, também, que se originou e se realiza o Projeto Imargem.

O Projeto Imargem é uma intervenção multidisciplinar que, reunindo arte, meio ambiente e convivência, pretende enfrentar o isolamento das comunidades que vivem às margens da Represa Billings, região do Grajaú, São Paulo.

Entende-se, no Imargem, a arte como instrumento potente de expressão e interlocução; a convivência como mecanismo de explicitação de interesses, de construção de consensos e de enfrentamento dos preconceitos e o meio ambiente como o resultado da relação conflituosa entre a ocupação humana desordenada e as paisagens da cidade.
As ações implementadas pelo Imargem visam ampliar os olhares e aguçar as sensibilidades de todos (educadores e participantes) para o espaço urbano. Espaço entendido como a paisagem povoada.

Essas ações são organizadas tendo em conta a paisagem local – isolamento dos bairros, desassistência por parte do poder público e área de preservação ambiental. O cenário, a interlocução com os moradores dos bairros e a consciência do coletivo que compõe o Projeto Imargem na potência da arte, vem delineando a metodologia da intervenção.

* Municipio em dados, Secretaria do Planejamento, Prefeitura Municipal de São Paulo, 2004