2007


Durante os meses de janeiro a abril, em Oficinas de trabalho aos sábados, nos dois bairros marginais à represa (Jardim Prainhas e Jardim Monte Verde) e aos domingos próximo à Balsa que leva à Ilha do Bororé,o Projeto envolveu crianças, adultos e jovens em atividade de graffiti, construção de objetos a partir de materiais descartados nas ruas dos bairros e nas margens da represa e muitas conversas sobre a conservação do meio ambiente. Essas ações foram organizadas e produzidas por um grupo de 14 artistas da comunidade, os agentes marginais, convidados pelo artista Mauro Sergio Neri da Silva, para pensar e pôr em prática várias intervenções.

Instalação Obra Imargem 2007, Mauro - Vídeo: Alexandre Orion begin

A idéia de trazer para o Projeto os artistas locais está ancorada no profundo respeito à cultura da região e ao objetivo de propor a construção e divulgação de uma estética de arte autêntica, que dialogue e se indentifique com o espaço e com os que nele vivem. Além das oficinas, foram produzidos graffitis pelos agentes marginais e dez obras foram dispostas ao longo de 900m da margem da represa Billings, pelo artista Mauro.

Intervenção Artistica Everaldo Costa- Video: Alexandre Orion

O Projeto Imargem se pôs em movimento visando sensibilizar e alertar a população local para a importância da conservação do meio ambiente nas áreas de mananciais; estimular a mobilização das comunidades para aprender intervir no espaço público por meio da arte, para tornar o ambiente coletivo mais bonito, além de inspirar atitudes concretas para a melhoria de vida das pessoas.

Graffiti dos Agentes Marginais- Nai ATO, Pato, Jonato, Jerry Batista, Enivo, Sliks, Ronaldo Costa, Alexandre Puga, Rodrigo Branco, Wellington Neri, Marcus, Oito, Audaz e Mauro-2007- Video: Alexandre Orion

Oficinas com crianças no Jardim Prainhas-Video: Alexandre Orion


Da margem à arte - Planeta Sustentável
Clique aqui e veja a matéria no Blog da Revista Super Interessante, da Editora Abril