2010


Instalação e exposição naTeia  Estadual em Guarulhos, projeto Imargem, residente no Ponto de Cultura Cedeca Interlagos




Ponto de Cultura do CEDECA Interlagos – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente com jovens Agentes Marginais apresenta a (instala)ação coletiva, nomeada “É difícil defender  vida só com palavras” (continuidade da apresentação na Teia Capital).

Bonecos de crianças e adolescentes em tamanho “natural”, construídos em oficinas do Ponto de Cultura com a comunidade e educadores, acompanhados de histórias de vida interagem com construções artísticas produzidas por jovens artistas, a partir de materiais encontrados em comunidades do extremo sul da zona sul que passaram por processos de “desapropriação” e também com painéis produzidos por jovens fotógrafos e artista plásticos no projeto fotográfico1Olhar, na residencia artistica no Ponto de Cultura do Cedeca.
Imagens e palavras que pautam de forma lúdica e viva questões cotidianas da criança e adolescente no Brasil, Moradia, Cultura, Saúde, Convivência Familiar e Comunitária, Participação, etc.

Estas práticas para além de muros privados ou institucionais concentram-se neste espaço, mas no dia-a-dia ocupam as RUAS como espaço potencial de ação, intervenções e manifesto de expressões, idéias e reflexões. Tanto os bonecos, como o graffiti, trazem o caráter interventivo e interativo na relação com as pessoas que transitam pelo espaço público um diálogo e sensibilização acerca da constante violação de direitos humanos.
São alguns participantes diretos e indiretos desta insta(ação): Tim, Obranco, Mauro, Helder, Placal, Those, Tigone

Você pode conferir este trabalho do Cedeca durante toda a Teia Paulista no Centro Municipal de Educação Adamastor.

"é dificil defender a vida só com palavras", 1Olhar, Agentes Marginais, Bonecos, CEDECA Interlagos, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Convivência Familiar e Comunitária, Cultura, graffiti, Helder, Histórias de vida, Mauro, Moradia, Obranco, Participação, Placal, projeto fotográfico1Olhar, Saúde, Those, Tigone, Tim, zona sul.



Produção do video: Superfantastico

Produção do video: Manifest Brasil - Grupo Opni

Encontro Niggaz
Trata-se de um encontro de artistas que tem em seu nome a homenagem a um importante artista local, o Niggaz um percussor do Graffiti no Grajaú, influenciou muitos outros artistas de sua região e geração, assim como de outros lugares da cidade, onde grafitou suas inúmeras obras..
A partir de 2004 o encontro acontece anualmente nos mês de maio, em longos muros das comunidades do Grajaú, desde então o encontro contou mais de 600 participações de artistas, da cidade de São Paulo, com representações de grafiteiros de outros estados brasileiros e estrangeiros, artistas reconhecidos internacionalmente ou não, vem anualmente prestigiar este encontro das artes de rua, um importante encontro de Graffiti do país.
Artistas venham preparados para realização de sua façanha, ou seja, traga seu material, pois para a contemplação da obra estaremos todos prontos.


Proposta de continuação das obras artísticas 2010
A proposta VAI 2010 constitui-se no Projeto de restauro e revitalização das obras artísticas do projeto Imargem.

Conceito de continuidade e persistência.
A arte como protagonista no mesmo contexto social.
Esse projeto visa garantir a permanência, continuidade e  presença das obras de arte e sua utilização  e fruição, essas  esculturas públicas em diálogo  cotidiano com o extremo sul da cidade, expostas a céu aberto nas diversas comunidades de São Paulo a parir de uma de suas  bordas,  continuadas nas ações aplicados como monumentos do projeto imargem desde janeiro de 2007. Quando foram 15 esculturas  usando pneu ferro, plástico e madeira recortada, desenhadas e pintadas, utilizando em parte materiais encontrados nas margens da represa, que foram distribuídas ao longo da margem e em pontos estratégicos dos bairros do distrito do Grajaú  como pontos de alumbramento artístico e coleta seletiva de lixo.



Exposição 16 X Arte - Pelo fim da violência contra a mulher




A cada 15 segundos uma mulher é vítima de violência no Brasil. Na América Latina, 1 em cada 3 mulheres já sofreu violência. Diante da gravidade do problema, organizações do mundo todo – entre elas o Instituto Sou da Paz – participam anualmente da campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Durante os 16 dias – que no Brasil vão de 20/11 a 10/12, por conta do feriado da consciência negra - são realizadas atividades de mobilização, conscientização e sensibilização da sociedade para o tema. Este ano, o Instituto Sou da Paz em parceria com o coletivo Imargem – composto por artistas da zona sul de São Paulo - e com o apoio da marca de absorventes femininos Sempre Livre, da Johnson & Johnson, e da CPTM estão organizando a exposição 16 vezes arte: pelo fim da violência contra a mulher.

A exposição reúne obras de 16 artistas da grande São Paulo, entre fotógrafos, poetas, grafiteiros e artistas plásticos que vão retratar o tema por meio de sua arte. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os moradores da região Sul da cidade de São Paulo para a urgência do fim da violência contra as mulheres. Os artistas convidados são jovens, mulheres e homens, que atuam na cidade, criando intervenções e situações provocadoras em espaços públicos.

“Esperamos com a exposição alertar as pessoas para este grave problema que afeta mulheres do mundo todo e promover em quem estiver passando pela estação de trem a reflexão sobre os impactos deste tipo de violência – que pode se manifestar de diferentes formas: cultural, psicológica, física”, explica Gabriel di Pierro, coordenador do projeto Juventude, Gênero e Espaço Público do Instituto Sou da Paz. O projeto já atua na região há cerca de 3 anos promovendo oficinas de comunicação com jovens sobre prevenção da violência de gênero.



Reportagem TV Brasil - Programa Repórter Brasil







Nenhum comentário: