2009


O conjunto de experimentos originados nas ruas vem conduzindo o Projeto Imargem a reflexões mais aprofundadas sobre a legitimidade e a pertinência das ações que, de certa forma, explicitam as tensões entre os direitos individuais e os direitos à cidade.

Supostamente, de um lado estão os artistas que grafitam nas ruas, provocando a cidade a ver com outras lentes e, de outro, aqueles que se sentem invadidos por desenhos e palavras e que querem ver a cidade limpa. O diálogo sobre a quem pertence a cidade tem vindo à tona nas ações de grupos organizados nas periferias e em algumas iniciativas governamentais.

Os movimentos políticos que têm como base a atividade artística vêm crescendo na cidade de São Paulo e evocam à dualidade e a tensão entre a adesão e a resistência: desafia-se o poder público com outras formas de expressão, com a tomada de muros, mas é com financiamento público que uma parcela considerável das ações vem se realizando.
Esse movimento adesão-resistência está na base da construção das relações com a cidade e escancara os campos das disputas.

Entende-se que o Projeto Imargem provoca a cidade a admitir que uma arte nova ocupa espaços públicos com a potência da sensibilidade e da beleza e que convoca à reflexão sobre quem diz o quê, para quem, onde.

 


Exposição Teia na FUNARTE, projetos Imargem, Um Olhar e Morro da Macumba, residentes no Ponto de Cultura Cedeca Interlagos.





O encontro acontece dentro do projeto Santo Amaro em Rede, culturas e convivencia. O objetivo e criar um espaço de troca de esperiências internacionais y locais reforçando redes e parcerias na melhoria do espaço publico.

Participaram do encontro os coletivos Núcleo de Comunicação Alternativa, Arte na Perifa, Cinebecos, Graffite com Pipoca, Jardim Miriam Arte Clube, Agentes Marginais do Grajaú (Imargem, Morro da Macumba, Grupo de Arte e Intervenção, Projeto  1olhar), e da artista, profesora e pesquisadora Lilian Amaral. O CCE_SP apoia o evento com a participação de Ramón Parramón diretor do projeto Idensitat. www.idensitat.org.

O projeto Idensitat é um projeto artístico que pesquisa diversas formas de incidir no espaço público a través de propostas criativas sobre lugar e território. O conjunto das atividades que Idensitat promove está definido pela produção e a pesquisa em projetos (editais abertos e convite) no intuito de gerar propostas site specific ; pelas ações educativas em parceria com determinados coletivos locais; e por projetos de documentação apresentados a través de ações comunicativas e de difusão como debates, exposições e publicações.