O conjunto de experimentos originados nas ruas vem conduzindo o Projeto Imargem a reflexões mais aprofundadas sobre a legitimidade e a pertinência das ações que, de certa forma, explicitam as tensões entre os direitos individuais e os direitos à cidade.
Supostamente, de um lado estão os artistas que grafitam nas ruas, provocando a cidade a ver com outras lentes e, de outro, aqueles que se sentem invadidos por desenhos e palavras e que querem ver a cidade limpa. O diálogo sobre a quem pertence a cidade tem vindo à tona nas ações de grupos organizados nas periferias e em algumas iniciativas governamentais.
Os movimentos políticos que têm como base a atividade artística vêm crescendo na cidade de São Paulo e evocam à dualidade e a tensão entre a adesão e a resistência: desafia-se o poder público com outras formas de expressão, com a tomada de muros, mas é com financiamento público que uma parcela considerável das ações vem se realizando.
Esse movimento adesão-resistência está na base da construção das relações com a cidade e escancara os campos das disputas.
Entende-se que o Projeto Imargem provoca a cidade a admitir que uma arte nova ocupa espaços públicos com a potência da sensibilidade e da beleza e que convoca à reflexão sobre quem diz o quê, para quem, onde.
 
 
Instalação Coletiva from Gilberto Gonçalves on Vimeo.
O encontro acontece dentro do projeto Santo Amaro em Rede, culturas e  convivencia. O objetivo e criar um espaço de troca de esperiências  internacionais y locais reforçando redes e parcerias na melhoria do  espaço publico.
Participaram do encontro os coletivos Núcleo de Comunicação  Alternativa, Arte na Perifa, Cinebecos, Graffite com Pipoca, Jardim  Miriam Arte Clube, Agentes Marginais do Grajaú (Imargem, Morro da  Macumba, Grupo de Arte e Intervenção, Projeto  1olhar), e da artista,  profesora e pesquisadora Lilian Amaral. O CCE_SP apoia o evento com a participação de Ramón Parramón diretor do projeto Idensitat. www.idensitat.org.
O projeto Idensitat é um projeto artístico que pesquisa diversas  formas de incidir no espaço público a través de propostas criativas  sobre lugar e território. O conjunto das atividades que Idensitat  promove está definido pela produção e a pesquisa em projetos (editais  abertos e convite) no intuito de gerar propostas site specific ; pelas  ações educativas em parceria com determinados coletivos locais; e por  projetos de documentação apresentados a través de ações comunicativas e  de difusão como debates, exposições e publicações.
 
 
 
