2013


2° Bienal Internacional Graffiti Fine Art




Exposição e shows marcam Dia do Graffiti na Ação Educativa

Pelo décimo ano consecutivo, a Ação Educativa se tornou palco de uma grande celebração no dia 27 de março, Dia do Graffiti. Cerca de 300 pessoas lotaram a sede de organização, no centro de São Paulo, durante os shows, intervenções no prédio e abertura de exposição que marcaram a data.

Neste ano, o Núcleo de Graffiti da Ação Educativa reuniu 14 coletivos atuantes nas periferias e no centro da capital, e também na Grande São Paulo, na organização de uma exposição com 28 trabalhos em tela e em outros suportes para celebrar a data. Como nas outras edições, obras de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime de internação na Fundação Casa também foram escolhidas para integrar a exposição.

Homenageado

O Núcleo de Graffiti também foi responsável por escolher um homenageado, que neste ano foi o artista Alexandre Luis da Hora Silva. Niggaz, como era conhecido, faleceuaos 21 anos, em 2003, e deixou um legado com obras marcantes e conhecidas do Grajaú à Vila Madalena (leia mais sobre a trajetória de Niggaz aqui) e também influências para toda uma geração.

“Quem buscar conhecer o graffiti de São Paulo, vai se deparar com as obras do Niggaz. Ele tinha um estilo marcante no traço, nas cores, tanto que, dez anos depois, ainda é referência para gente”, afirma André Firmiano, educador do projeto Arte na Casa que também participou da organização do evento e das intervenções feitas na fachada do prédio da Ação Educativa.

O grafiteiro Threiiiz, também educador do Arte na Casa e do grupo curatorial, afirma que a escolha do homenageado também se deu por sua capacidade de romper barreiras. “O Niggaz rompeu barreiras de distância física, econômica e artística. Ele quebrou o silêncio da periferia numa época muito mais difícil”, diz.

Intervenção

Como parte das atividades comemorativas, a sede da Ação Educativa recebeu novas cores. A fachada, os murais da entrada e do hall do prédio ganharam nova pintura, feita por coletivos e artistas convidados. Um deles, o Comunidade Viva, de Mauá, desenhou no hall de entrada uma representação da Santa Morte. “É uma figura muito popular da cultura mexicana e é um representante dos renegados. Tem tudo a ver com a cultura do graffiti”, afirma a grafiteira Lela.

Além do Comunidade Viva, deixaram sua marca no prédio os coletivos 5 Zonas, Abayomi, Arte na Casa, Cedeca interlagos, Coletivo 132, Coletivo Água Branca, Desviolências, Cura, Imargem, Nev Crew, Nueve Polar, São Mateus em Movimento e Stencil BR. Para conferir as intervenções, basta passar na Ação Educativa no horário de funcionamento do prédio, das 8h às 22h.

Já a exposição comemorativa fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h, até o dia 26 de abril. A Entrada é gratuita. Para Rodrigo Medeiros, assessor do programa de Cultura da Ação Educativa, a exposição é uma oportunidade de conhecer obras de grupos e artistas de todas as pontas da cidade. “Como não dá para percorrer a cidade toda para ver estas obras, a gente reúne uma parte delas aqui”, afirma.

A celebração do Dia do Graffiti 2013 faz parte das atividades do Espaço Cultural Periferia no Centro, projeto da Ação Educativa contemplado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura.








Lançamento do vídeo-documentário “Com Vivências Marginais” e catálogo Imargem, resultado do projeto financiado pelo FEMA




Projeto Imargem no Pétala por Pétala - a vida inspira a arte no Sesc Intelagos


O Projeto Imargem participará nos dias 27 e 28 de abril do evento "Pétala por Pétala - a vida inspira a arte" no Sesc Interlagos, zona sul da cidade.
Os agentes irão promover oficinas de graffiti, exposição das obras do acervo do Imargem e um ateliê aberto. 



10° Encontro Niggaz de Graffiti


Festa de Aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia


Virada Sustentável 2013


Grajauex - Apresentação lítero-musical do Grajaú



Imargem participa do ‪#‎DiálogoSPDH‬PopRua na Praça da Sé



O Imargem na programação do Encontro Estéticas da Periferia 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário