Amigos, parceiros, coletivos, grupos, publico e todos que de alguma forma participaram da programação da Virada Sustentável no Extremo Sul, segue nosso relatório. E fica aqui nosso agradecimento por todo apoio nessa ação!
Relatório Virada Sustentável no Extremo Sul:
Programação de 28 a 31 de agosto de 2014
12 de agosto a 12 de setembro: Intervenção permanente do Artista Orion no CEU Navegantes
Endereço: Rua Maria Moassab Barbour, s/n - Cantinho Do Céu
Atividade: Intervenção mural no CEU Navegantes, no Grajaú, com o Alexandre Orion. Nascido em 1978 e é artista multimídia, sua atividade artística teve ínicio em 1992 sob influência da cultura urbana e do universo do graffiti. Em pouco tempo, Orion se destacou do movimento do qual fazia parte e passou a interagir com a cidade uma maneira muito singular, nas palavras do próprio artista ''a cidade é carregada de significados''. É exatamente com esses significados, muitas vezes sutis, que o artista trabalha, pesquisando técnicas e explorando o que a cidade oculta.
28 de agosto – Inauguração da exposição “Entre a Cidade e a Floresta"
Endereço: Casa de Cultura Palhaço Carequinha - Local: Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Grajaú
Endereço: Casa de Cultura Palhaço Carequinha - Local: Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Grajaú
Durante a inauguração, aconteceu um coquetel com sucos de frutas Atividade: A Exposição Fotográfica "Entre a Cidade e a Floresta" tem como tema a região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, focalizando especialmente duas comunidades tradicionais que ali vivem - o povo de santo do terreiro Asé Ylê do Hozoouane e o povo Guarani da aldeia Tenonde Porã - e ressaltando o uso que ambas fazem dos recursos naturais. As fotos são parte do projeto Sociobiodiversidade em comunidade tradicionais nas APAs do município de São Paulo, realizados pelo Instituto Refloresta, com recursos do Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Fema).
Quando: Quinta (28), às 19h
29 de Agosto –
- Oficina de Cisterna - Casinha Vento em Popa
Endereço: Rua 9 de Setembro, 88 Jardim Gaivotas - Grajaú
Atividade: Atividade prática de construção de cisterna de baixo custo para aproveitamento da água da chuva.
Quando: Sexta (29), às 14h
- Exibição de filmes no Lago Azul
Endereço: Rua Falcão Negro, s/n - Lago Azul - Grajaú
Atividades: Exibição e debatepapo sobre os documentário: APA Bororé Colônia, APA Capivari Monos, Convivências, Cartograffiti e Espúlio.
Quando: Sexta (29), às 19h
30 de Agosto –
- Ocupando o Parque Lago Azul
Endereço: Rua Falcão Negro, s/n - Lago Azul - Grajaú
Atividade: Mobilizamos diversos grupos, coletivos e projeto da região para promover um Mutirão Cultural no parque, com as mais diversas atividades culturais e artisticas. Abaixo a programação detalhada do dia:
9h às 20h - Bazar da troca e venda de sabonetes artesanais - Coletivo Transação
9h às 12h - Grupo Revolusom - Projeto Café com Bolachas
- Piquenique
- Oficina de grafite com o grupo O.C.A do Lago Azul
13h – Pimpex Mundano
14h – Expresso Perifa
16h - Cia Humbalada de Teatro - "Tudo está organizado para que nada aconteça"
17h - Expresso Perifa e convidados
20h - Xemalami - Cultura Hip Hop e cultura do Xadrez
21h - Rap Enter - banda, jazz, rap - interações com mc's
- Artes Visuais
- Intervenção Urbana com artista Thiago Bender no Lago Azul - Produção de peças de arte usando embalagens e resíduos recolhidos pela Cooperativa de Catadores Seletivos Parque Cocaia (CooperPac).
- Intervenção Pimpex com artista Thiago Mundano - O acão faz parte de um projeto social, cultural e ambiental que já tirou centenas de catadores de materiais recicláveis da invisibilidade por meio da arte e da participação coletiva, pimpando suas carroças e dando mais dignidade e segurança aos nossos agentes ambientais! O artista vai usar o espaço do Parque Linear Cantinho do Céu para pimpar uma carroça de um catador do Grajaú.
- Exposição Everaldo e Casulo no Ateliê Daki
Endereço: Rua Rogério Fernandes, 20 (377) - Grajaú
Atividade: Exposição de obras dos artistas Casulo, Everaldo Costa, Harry Borges, Will Mangraff e Ricardo Negro no Ateliê Daki, espaço de encontro de novos artistas do Grajaú.
Quando: Sábado (30), a partir das 20h
-----
Aniversário do Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú
Endereço: Casa de Cultura Palhaço Carequinha - Local: Rua Professor Oscar Barreto Filho, 50 - Grajaú
Atividade: Último dia de comemoração do aniversário do Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú com a exposição de Jacira Roque de Oliveira, homenagens e confraternização.
Quando: Sábado (30), das 19h às 22h
_______________________________________________________________
O Rolê Extremo Sul
No dia 31 de agosto de 2014, das 9h às 18h, foi realizado um passeio monitorado de ônibus, gratuito, para pontos estratégicos de grande relevância sustentáveis do extremo sul de São Paulo com intervenções artísticas.
Durante o trajeto, em cada ponto de parada, os artistas Wellington Neri (Tim) e Mauro Neri mapearam os locais com grafites e tags, interagindo com os participantes e contando o trabalho que o Imargem desenvolve na cidade.
A atividade, que contou com patrocínio do Estéticas da Periferia, foi aberta ao público, tendo 44 inscrições, mas 30 participações efetivas.
O Rolê fez parte também da programação da Virada Sustentável, que acontece de 28 a 31 de agosto na cidade de São Paulo.
Divulgação –
Produzimos um convite virtual, que foi enviado via redes sociais, imprensa e e-mail.
O Roteiro –
- 9h30 Ponto de encontro: Casa de Cultura Palhaço Carequinha, Rua Professor Oscar Barreto Filho nº 50.
- 10h30 às 11h40: Aldeia Indígena Tenondé Porã - Estrada João Lang, s/nº
- 12h30 às 15h: Visita ao Sítio Boa Nova, que produz agricultura orgânica na APABororé Colônia e serviu almoço aos visitantes – Rua Caio Okamoto (Passagem rápida pelos Parques Naturais de compensação do Rodoanel – caminho normal que iremos fazer sentido balsa Bororé)
- 16h às 17h: Ilha do Bororé - Igrejinha de São Sebastião 1904, Bar antigo da Dona Nadir e mural produzido pelo Imargem - Av. Paulo Guilguer Reimberg, 14.385
- 18h – Pagode da 27 (Encerramento) – R. Manuel Guilherme dos Reis, 500
Mídia Espontânea:
O Rolê ganhou destaques em algumas mídias e teve o acompanhamento do Canal Futura, que ainda não veiculou o programa.
Abaixo algumas matérias que citaram a atividade:
Imagens:
Mais imagens disponíveis em https://www.flickr.com/photos/viresuacidade/ e https://www.flickr.com/photos/viradasustentavelnograjau
Considerações finais
Entendemos a importância da Virada Sustentável na Cidade de São Paulo, tanto na questão ambiental quanto na ocupação do espaço público. Legitimando grupos, coletivos, artistas, culturas e ações da periferia. Importante ressaltar a autonomia dada pela organização para que a programação fosse construída de forma horizontal e participativa.
Tanto as atividades culturais, oficinas, cines, feiras de troca e atividades realizadas durante a programação no extremo sul procurou abranger todas as idades, publicos e parceiros. Fortalecendo cada vez mais o que acontece nas beiradas, tornando ainda mais público nosso trabalho de ocupação e resistência.
A parceria do amigo Alexandre Orion, que trouxe uma intervenção visual para o CEU Navegantes, que deixará marcada a comunidade do Cantinho do Céu.
O rolê foi outro ponto de grande satisfação e vivência participativa da programação, receber o público central, e até de outros estados, para conhecer uma borda diferente do restante da cidade foi extremamente inovador e satisfatório para o coletivo. E a forma como as pessoas, que moram na região e que não conheciam tanto seu território enxergaram a paisagem ficou marcado como algo que deve continuar acontecendo.
E finalmente, o Mutirão Conexões, que fez com que a comunidade da Ilha do Bororé começasse se reapropriar do Espaço da Ecoativa, com a reforma, com as atividades. Se percebendo parte humana que integra o bairro. Esperamos que em breve o espaço tenha seu plano de gestão compartilhado com poder público e sociedade civil.
Imargem
Nenhum comentário:
Postar um comentário